• Horário de funcionamento: Seg - Sex 8:00 - 17:00
  • (47) 3351-3799

Abertura de ficha de Assinatura

Documentos necessários

  • RG e CPF originais
  • Carteira Nacional de Habilitação.
  • Carteira de Conselhos Profissionais.
  • Cédula de Identidade expedida pelos Ministérios do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.
  • Caso a pessoa interessada seja mulher casada, separada ou divorciada, que tenha mudado de nome, mas não tenha atualizado o RG, é obrigatória também a apresentação da Certidão de Casamento com a averbação.
O que é?

Abertura de ficha de Assinatura

‘Firma’ é como é conhecida nos cartórios uma assinatura. Portanto, abertura de firma é o ato de registrar a sua assinatura conforme um padrão, adotado por você em um formulário de consulta em um cartório. Esta ficha não tem prazo de validade, pode ser consultada a qualquer tempo porém, se houver mudança na sua assinatura, deverá ser renovada.

Abertura de ficha de Assinatura

Dúvidas frequentes

A assinatura, também chamada de firma, é uma marca ou escrita que identifica a autoria de algum documento ou obra. Assim, para qualquer ato civil que necessite da comprovação da sua identidade, será exigida uma assinatura.

O reconhecimento de uma assinatura manual ocorre por semelhança. Para atribuir valor legal, evitar falsificações e dar mais segurança às operações, a lei exige que tabelionatos armazenem e reconheçam firmas. Assim, tradicionalmente, é preciso dirigir-se até um cartório e preencher uma ficha com sua assinatura manual, na presença de um tabelião ou funcionário autorizado. Além disso, o profissional faz cópias dos documentos de identificação do usuário, como RG e CPF. A partir daí, toda vez que você desejar conferir validade jurídica a alguma operação, o documento deverá ser levado ao cartório onde se abriu a firma e o tabelião (usando técnicas de reconhecimento por semelhança) vai comparar a assinatura do documento com o registro armazenado nos arquivos.
Não há obrigatoriedade de registrar assinatura e rubrica em cartório. No entanto, este procedimento garante mais segurança na hora de fazer alguma operação e pode ser exigido em determinadas transações.
Criar uma rubrica é semelhante a criar uma assinatura. Tenha em mente, porém, que ela é uma abreviação. Por isso, é comum que ela seja o primeiro nome da pessoa ou as iniciais combinadas do nome e sobrenome. Vale as mesmas dicas: experimente vários formatos, teste aqueles que atendem à estética e à praticidade e pronto! Uma boa dica é analisar sua própria assinatura e escolher os elementos mais marcantes para reproduzir na rubrica.